terça-feira, 11 de maio de 2010

Mudança de endereço


Há pouco mais de nove meses eu estava dando início a esse blog. No começo, eu não tinha a intenção de ter algo profissional. Somente de mostrar minhas fotos pro mundo, de expressar minha paixão pela fotografia, trocar ideias com outros colegas. Entretanto, essa paixão foi tomando outras dimensões e fez uma verdadeira reviravolta (boa) na minha vida.
Continuei estudando, mais e mais, e praticando bastante. Fiz alguns ensaios, alguns eventos e comecei a direcionar meus gostos. Posso até mudar de ideia mais pra frente (metamorfose ambulante), mas por hora acredito que meu caminho seja fotografia infantil. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
A fotografia se tornou então uma profissão. Profissão complementar - não sei se esse é o termo mais adequado, mas foi o único que me veio à mente no momento. Por várias razões, não posso ser fotógrafa full time, apesar de passar 24 horas por dia pensando em como ficaria uma foto do que estou vendo. Deve ser coisa de doido! Só pode!!!
Com isso, outras necessidades foram surgindo. Entre elas, a de passar meu blog pra meu próprio domínio. Então, venho anunciar a vocês a mudança de casa. Isso... tô indo pra uma casa nova. O acabamento ainda não está  finalizado, o layout precisa de ajustes, algumas coisinhas ainda não estão funcionando direito, ainda estou me acostumando com a nova plataforma, mas essa mudança foi necessária!
Convido vocês leitores, seguidores, quem está chegando aqui pela primeira vez, a conhecerem minha casa nova: www.anapaulabatista.com.br
Esse blog estará guardado no coração, com muito carinho! Aqui conheci muita gente e fiz novas amizades. Espero que essa rede continue crescendo no meu bloguinho novo, que acaba de nascer e, se Deus quiser, vai florescer e dar lindos frutos.
Pra fechar essa etapa e iniciar uma nova fase, ofereço a vocês essa flor. Ela pra mim representa simplicidade e desenvolvimento, não só como esse espaço, mas como aquilo que acho necessário para o crescimento do meu trabalho.


Estou esperando vocês por lá!!!

PS: Se você acompanhava esse blog por meio de leitor de feeds ou por email, não se esqueça de atualizar para o novo blog!

sábado, 8 de maio de 2010

Dedans - o olhar de dentro | O espetáculo

Antes de falar um pouco sobre o espetáculo Dedans - o olhar de dentro, eu gostaria de falar um pouquinho sobre o Grupo Tribo. No ano passado, fiz um ensaio deles em um cenário bem urbano de Brasília, com direito a faixa de pedestre e paredes grafitadas. Conseguimos um trabalho bem bacana! Pra mim, foi um marco na minha carreira. Foi algo totalmente diferente do que eu já havia fotografado. Foi uma experiência que me afastou de algumas pessoas e me juntou a outras, fazendo nascer uma nova amizade na minha vida (Aline, tô falando de vc, viu?). Saí com um saldo positivo! Fotos lindas, novos amigos e mais segurança, mais crença em meu potencial e em meu trabalho.
Agora, depois de muito esforço e dedicação, tanto das meninas da Imagine Eventos como dos dançarinos e coreógrafo do Grupo Tribo, aconteceu o Dedans. Se foi importante pra eles, também foi pra mim. Posso considerar mais um marco em minha carreira.
Quando fui convidada pela Aline para fotografar o espetáculo, eu disse que não faria por não ser minha área e que indicaria uma amiga fera em fotografia de palco: Rafaela Zakarewicz. Eis que Rafaela me diz pra aceitar o trabalho, que ela iria comigo e que faríamos um belo trabalho em equipe. Ai que responsabilidade!!! Agradecimento especial às duas pela confiança.
Na intenção de fazermos uma cobertura mais completa precisaríamos de mais fotógrafos e logo pensamos na Elis Frigini e no Fabio Oliveira pra compor nosso "time de ouro" (palavras da Rafa). E lá fomos nós quatro!!!
Seguindo esse objetivo, nos posicionamos de forma a conseguir ângulos diferentes, e nos equipamos de maneira distinta também, cada um com um tipo de lente, pra cobrir do geral aos detalhes. E vamos às fotos!!!


O espetáculo aconteceu na sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Foi lindo! Esses meninos dançam muuuuito! E claro, não poderia deixar de mencionar, que fiquei impressionada com o coreógrafo Wesley Messias. Pensar na coreografia de cada um dos bailarinos e pensar no todo não é fácil. O resultado foi espetacular. Parabéns ao Grupo Tribo, ao Wesley Messias, às meninas da Imagine e a nosso time de ouro!
Rafa, Elis e Fabio, agradecimentos especiais a vocês que contribuíram de maneira tão especial pra dar tudo certo. Beijos!!!