domingo, 24 de janeiro de 2010

Texturas da natureza

E aí pessoas!
Ontem resolvi participar de uma saída fotográfica com um pessoal do Flickr. Não conhecia ninguém, mas fui assim mesmo, justamente pra conhecer mais gente e clicar um pouco. Estava precisando treinar, testar uma de minhas lentes em situações de luz melhores do que em um evento.
Destino: Jardim Botânico. Eu já conhecia, mas aposto como 70% (ou até mais) dos brasilienses não conhecem o local. É um lugar bonito, especialmente pra quem gosta de cerrado. Tem algumas trilhas e muitas plantas nativas dessa vegetação. Mas a infra-estrutura (ainda tem hifen???) pra receber as pessoas não é lá essas coisas. Ou melhor, não há praticamente nenhuma. Se você não levar sua garrafinha de água, tá no sal!
Mesmo assim, é um passeio interessante, ainda mais pra quem é fotografista. Fomos no meio da tarde e lá a surpresa: fecha às 17h. Como assim, moço???? Em pleno horário de verão... Brasília está escurecendo às 20h. Não poderemos ver o pôr-do-sol do mirante??? Não!!! O jeito era aproveitar a hora e meia que nos restava.
Éramos sete. E eu a única mulher no grupo. E assim foi, cada um com sua câmera, fazendo seus registros. Eu, como boa tagarela e fazendo jus às minhas prerrogativas de mulher, mais bati papo do que fotografei. Queria saber o que aquelas pessoas faziam da vida, se trabalhavam com fotografia, o que gostavam de fotografar etc etc etc.
Aqui cabe um parêntese. Eu sempre amei fotografia de natureza. Acho lindo mesmo! Babando nas páginas da National Geographic. Acredito também que assim seja como muita gente começa a gostar de fotografia. Chego até a arriscar o palpite de que o contrário também ocorre. Quando começamos a fotografar gostamos de fazer fotos de natureza. Quem nunca fotografou uma flor levanta a mão!
Acontece que nesse passeio, mesmo rodeada de belezas naturais do nosso cerrado, fui percebendo que ADORO fotografar pessoas!!! Não querido leitor, não deixei de admirar fotos do que há de lindo no nosso planeta. Não é isso! Apenas me surpreendi com uma certa falta de empolgação para ficar fotografando natureza. Nunca imaginei que isso fosse acontecer.
Mas acho que é um estilo (não sei se essa é a melhor palavra) que está começando a querer se configurar em minha fotografia. Estou começando a acreditar que retratos são a minha praia! Sorrisos, gestos, expressões, emoções... Vamos ver como as coisas caminharão. Fehando parênteses.
E agora, vamos largar essas caraminholas e os deixarei com algumas de minhas fotos do passeio fotográfico ao Jardim Botânico de Brasília. Nesse passeio, meu objetivo era testar minha lente 28-135, pois a acho muito escura. Queria ver se em situações externas as fotos me agradariam mais do que em eventos, por exemplo, em que as condições de luz normalmente são precárias.

Relógio do sol, registrando o horário de nossa chegada (lembrando que estamos em horário de verão)

 

       
 

Minha preferida
   
 

 
     
 
 

 Aí está minha cidade, vista bem de longe.

Gostei muito do passeio. Rendeu boas fotos. Meninos flickeiros, adorei conhecer vocês! Na próxima me chamem de novo.
Fotografando pessoas ainda dá pra ser da National Geographic, né??? rsrsrsrs

Beijos!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Gabriela Ribeiro | 15 anos | a festa

Eita gente... demorei de voltar, né? Nessa semana tive uns servicinhos de diagramação e arte pra concluir. Mas pra compensar o atraso, esse será um post de muuuuitas fotos. Difícil foi escolher o que mostrar pra vocês. Podem se ajeitar aí na cadeira.
Como comentei no post anterior, fui a Brumado passar o reveillon e fotografar a festa de 15 anos de minha prima Gabriela.
Gabriela é uma menina muito especial pra mim. Bebê chorona, carinha miúda e uma das crianças mais engraçadinhas que já conheci. Era cheia de gaiatices. Essa menininha foi crescendo e está se transformando em uma bela mulher.
Quem a conhece já imagina a pura tensão dessa mocinha antes da festa. Mas deu tudo certo! Sua festa foi uma delícia!!! De muito bom gosto, com todo mundo bem à vontade e super animado. Me diverti até! Nada daqueles ritos tradicionais de valsa, troca de vestido, troca de sapato, quinze casais de amigos, ator global etc etc etc.
A decoração ficou bem jovial, em vermelho e pink, com espelhos, CDs e outras coisitas mais. Uma graça!



 

 

A comida estava ótima e docinho tinha de todo jeito, pra todo gosto.




 

 

 

 

A aniversariante estava linda. Realizada em meio a seus familiares e amigos queridos.




 

 

 

Se teve algo que surpreendeu grande parte dos convidados foi a presença de uma banda. Isso mesmo... música ao vivo e de qualidade! Joab Paiva e o Bando Perfumado arrebentaram fazendo o pessoal balançar o esqueleto (nossa... que expressão jurássica). Nem eu resisti (como se isso fosse difícil, do jeito que adoro dançar)! Os meninos são ótimos, viu... Têm futuro!






Eles são tão sincronizados... até na hora de levantar o copo!




Será que esse aí dançou???



As amigas de Gabriela fizeram uma singela e emocionante homenagem. Por essa ela não esperava. Se eu chorei? Quase!!! Mais duas palavras de Renata e eu não conseguiria conter as lágrimas.



 



 

E a festa seguiu animada por DJ Pantera. Difícil foi ficar alguém sentado.






 

 

 

Lindas do meu coração!!! É impressão minha ou são canudos de neon?

 

 

 

 

 Essa é Cássia Spínola. Vocês já viram esse nome por aqui, com certeza. Tava aí com seu brinquedinho dando seus cliques. Quero ver essas fotos, hein!

 



E quem disse que fotógrafa não aparece nas fotos? Com tanto espelho na festa eu tinha que dar um jeito!!! rs




Festa maravilhosa pra começar bem o ano, com muitos cliques e muita animação. Agora se iniciará a outra fase... diagramação do fotolivro. Vida de fotógrafa não é fácil não, queridos leitores... rs Vocês pensam que é só fazer as fotos? Aí é que começa a parte mais demorada do trabalho. Mas é tudo tão gostoso!!!
Agradeço a minha Dinda e a Gabi pela confiança. Espero que tenham gostado dessa amostra. Tem muito mais, hein!
Beijos, minha gente! Tenham um ótimo final de semana!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gabriela Ribeiro | 15 anos | making of

Retomando os trabalhos...
Nesse fim/começo de ano fui para Brumado, cidade no interior da Bahia, por alguns motivos especiais. O primeiro, visitar parentes queridos: avó, minha dinda, tias, tios, primos amados etc etc etc. Além disso, fui não só presenciar, mas também fotografar a festa de 15 anos de minha prima Gabriela. A carinha dela não é estranha por aqui. Foi um dos posts mais comentados nessa casa até o momento. Também, linda como ela é, não podia ser diferente.
Muita responsabilidade, mas resolvi encarar o desafio. E já adianto a vocês... esse papel de convidada-fotógrafa não é fácil. Fotografar de salto alto finíssimo e vestido não é das melhores experiências. Medo de cair??? Imagina!!! E a vontade de dançar? Já desenvolvi algumas técnicas de dançar com a câmera na mão, equilibrando o peso... rs. Além disso, a convidada-fotógrafa-da família ainda conhece quase todos os convidados e tem que dar aquela atenção a eles, perguntando sobre a tia que não compareceu ou sobre a faculdade do primo, sem perder de vista os lances da festa. E ainda digo mais a vocês... foi uma delícia!!!
Entretanto, ainda terei que editar as fotos. Cheguei de viagem ontem e ainda estou tentando me adaptar à rotina de trabalho, bem diferente do ritmo baiano dos últimos dias. Então, por enquanto, fiquem com as fotos do making of da linda Gabriela Ribeiro.
Antes de ir ao salão, não podia faltar uma boa alimentação que lhe desse energia para a festa. Nada como um pratinho bem light de rabada com pirão.



A mocinha estava tensa. A acompanhei até o salão pra registrar sua preparação. As fotos foram todas feitas aproveitando a iluminação do salão. Adoro aquela luz de espelho de maquiagem!






 

 

 

 

 

 

 

 

 


Em breve volto com algumas fotos da festa.

Beijos!