domingo, 24 de janeiro de 2010

Texturas da natureza

E aí pessoas!
Ontem resolvi participar de uma saída fotográfica com um pessoal do Flickr. Não conhecia ninguém, mas fui assim mesmo, justamente pra conhecer mais gente e clicar um pouco. Estava precisando treinar, testar uma de minhas lentes em situações de luz melhores do que em um evento.
Destino: Jardim Botânico. Eu já conhecia, mas aposto como 70% (ou até mais) dos brasilienses não conhecem o local. É um lugar bonito, especialmente pra quem gosta de cerrado. Tem algumas trilhas e muitas plantas nativas dessa vegetação. Mas a infra-estrutura (ainda tem hifen???) pra receber as pessoas não é lá essas coisas. Ou melhor, não há praticamente nenhuma. Se você não levar sua garrafinha de água, tá no sal!
Mesmo assim, é um passeio interessante, ainda mais pra quem é fotografista. Fomos no meio da tarde e lá a surpresa: fecha às 17h. Como assim, moço???? Em pleno horário de verão... Brasília está escurecendo às 20h. Não poderemos ver o pôr-do-sol do mirante??? Não!!! O jeito era aproveitar a hora e meia que nos restava.
Éramos sete. E eu a única mulher no grupo. E assim foi, cada um com sua câmera, fazendo seus registros. Eu, como boa tagarela e fazendo jus às minhas prerrogativas de mulher, mais bati papo do que fotografei. Queria saber o que aquelas pessoas faziam da vida, se trabalhavam com fotografia, o que gostavam de fotografar etc etc etc.
Aqui cabe um parêntese. Eu sempre amei fotografia de natureza. Acho lindo mesmo! Babando nas páginas da National Geographic. Acredito também que assim seja como muita gente começa a gostar de fotografia. Chego até a arriscar o palpite de que o contrário também ocorre. Quando começamos a fotografar gostamos de fazer fotos de natureza. Quem nunca fotografou uma flor levanta a mão!
Acontece que nesse passeio, mesmo rodeada de belezas naturais do nosso cerrado, fui percebendo que ADORO fotografar pessoas!!! Não querido leitor, não deixei de admirar fotos do que há de lindo no nosso planeta. Não é isso! Apenas me surpreendi com uma certa falta de empolgação para ficar fotografando natureza. Nunca imaginei que isso fosse acontecer.
Mas acho que é um estilo (não sei se essa é a melhor palavra) que está começando a querer se configurar em minha fotografia. Estou começando a acreditar que retratos são a minha praia! Sorrisos, gestos, expressões, emoções... Vamos ver como as coisas caminharão. Fehando parênteses.
E agora, vamos largar essas caraminholas e os deixarei com algumas de minhas fotos do passeio fotográfico ao Jardim Botânico de Brasília. Nesse passeio, meu objetivo era testar minha lente 28-135, pois a acho muito escura. Queria ver se em situações externas as fotos me agradariam mais do que em eventos, por exemplo, em que as condições de luz normalmente são precárias.

Relógio do sol, registrando o horário de nossa chegada (lembrando que estamos em horário de verão)

 

       
 

Minha preferida
   
 

 
     
 
 

 Aí está minha cidade, vista bem de longe.

Gostei muito do passeio. Rendeu boas fotos. Meninos flickeiros, adorei conhecer vocês! Na próxima me chamem de novo.
Fotografando pessoas ainda dá pra ser da National Geographic, né??? rsrsrsrs

Beijos!

12 comentários:

Gisela disse...

Oi querida
Sabe que não tenho nenhuma criatividade para fotografar natureza!!!!!
As minhas prediletas são a 3ª e 5ª ficaram show !!!!
Bj

Flaviana Fernandes disse...

Fotografar pessoas é realmente muito gostoso, mas eu tmb adoro fotografar lugares. As lentes mais escuras, em ambientes externos dão conta do recado. As fotos ficaram lindas! :)
Beijos

Eduardo Bernardes disse...

Gostei muito do seu blog! Parabéns, já sou seguidor.

abs,

Eduardo

Verônica Masson disse...

Oi Ana Paula!
Eu também adoro fotografar lugares.
As minhas preferidas são a quinta, sexta e a penúltima.
Parabéns, as fotos estão lindíssimas.
Beijos e saudades...

Verônica Masson disse...

Ah! Gostei muito da nova assinatura nas fotos!
beijos

Beta Bernardo disse...

Natureza é um xodó!!! Tudo na fotografia começou por aí! Sempre gostei e ainda amo fotografar natureza e belezas naturais. Detalhes então!... Tô com fotos aqui que dá pra fazer exposição de tantas que tenho! srsrs. Vou começar fazendo um post! hahahah
Você mandou muito bem! Associar as imagens à textura só mostra o quanto você tem dom pra coisa. Tem gente que não consegue enxergar essa conexão, sabia?
Grandes fotos!
Parabéns!
Fiquei curiosa pra conhecer seu JB!
Bjks, Beta

Prosopopéias Cintilantes disse...

Oi, Ana Paula

Adorei o post!
Adoro fotografar textura, grafismo!
Parabéns!
Bjs,
Stela

Ana Karina disse...

Olá!!!
Quanto tempo!
Feliz 2010!!

Adorei essas fotos guria, muito lindas... Amei aquela verde, a ponta de um galho de pinheiro. A cor ficou muito viva! ;)

Parabéns!

Beijocas procê!

Karim Scharf disse...

Oi Ana Paula, tudo bem? Muito legal essa sua saída com o pessoal do Flickr. Eu também adoro fotografia de natureza e sou mesmo apaixonada por macro! Preciso colocar umas no blog qualquer dia. Adorei, principalmente a quarta foto e sua perspectiva!! A linha de leitura está muito bacana!!! Adorei! Beijocas, Karim http://karimscharf.blogspot.com

Fernando Fotografia disse...

Oi Ana, parabéns pelas fotos... muito legais! Parabéns!

Lucia Laureano disse...

Ana,
Suas fotos estão fantásticas! Cada imagem de tirar o fôlego!
Diferente de você, a minha preferida é a da borboletinha, amei a imagem!
Parabéns pelo belo trabalho!
beijos,

Carolina Pires disse...

Obrigada pelas palavras no blog :)
Bjs
Carol Pires