sábado, 17 de abril de 2010

Wedding Brasil 2010 - Eu fui!


Na semana passada estive em São Paulo para participar do Wedding Brasil, maior congresso de fotografia de casamento da América Latina. Foi uma experiência inesquecível! Imaginem só... Mais de 1400 corações batendo por uma paixão em comum: a paixão pela fotografia.
Claro que as perguntas relacionadas a fotografia de casamento eram inevitáveis. E a resposta era sempre a mesma: Não, eu não fotografo casamentos (pelo menos por enquanto). "E o que você está fazendo aqui?" Ouvi tanto essa pergunta que até eu a fazia de vez em quando, me sentindo um peixe fora d'água. Mas lá de dentro de mim vinha mais um questionamento. E o que será tão específico assim para casamentos que eu não possa aproveitar como conhecimento para os trabalhos que tenho feito? Nada!!! Ou seja, tudo o que era ensinado e compartilhado ali era do meu interesse, fazia parte da minha paixão e poderá ser integrado no meu trabalho.
Ouvir palestrantes que são referências da fotografia contemporânea foi demais! Achei muito interessante a presença de palestrantes com formas de atuação tão diferentes. Tinha informação pra todo gosto. Os que defendem uma cobertura sem flash e outros que ensinam como o flash pode ser seu aliado. Uns que valorizam equipamento e outros que vão pela simplicidade. Houve ainda aqueles mais instigantes, puxando pela desconstrução do óbvio ou ainda pela provocação: "Você fala todas as línguas?" Fantástico! Informação e muito material pra reflexão.
Mas sem preço mesmo foi conhecer pessoas tão queridas, inclusive algumas que eu só conhecia pela internet. Galera do #twitternowedding e outros. E nem vou ousar citar nomes pra não esquecer ninguém. e fazer feio. Estão todos guardados no coração!
Se por um lado passou tão rápido, deixando saudades e vontade de ter mais um tempinho pra trocar ideias com outros profissionais, por aqui ficou tudo meio atrasado. O pobrezinho do blog nunca ficou tanto tempo sem ver um post! Os últimos dias foram de muito trabalho e de solução de pendências. Mas tudo está se encaixando e em breve terei algumas novidades pra mostrar a vocês.
Ah e antes que perguntem qual o problema de fotografia de casamento, eu já respondo. Nenhum! Muito pelo contrário. Sou uma admiradora de fotografia de casamento. Curto muito mesmo! Mas além de ser uma responsabilidade imensurável, exige certa estrutura que por enquanto eu não tenho. Então, por hora, fotografia de casamento pra mim só como segunda fotógrafa. Quem sabe um dia eu encaro o desafio?

2 comentários:

LuMenezes disse...

Ontem eu enfrentei este desafio... Era a única fotógrafa... que responsa... mas foi divertido!!! Não foi um casamento tradicional, não teve igreja, making off, etc.. mas também foi cansativo e o frio na barriga a todo instante... Não é fácil sair da zona de conforto!

Ana Paula Batista disse...

Muita responsa, né Lu? Eu já fotografei quatro cerimônias, na igreja, mas todas fizeram parte de um curso que eu fiz de fotografia social. Não tenho autorização dos noivos para postar.
Por mais que não tenham sido pra valer (era só aprendizado, sem compromisso), fiquei super tensa, pois é o registro de um dos dias mais importantes da vida do casal que está em nossas mãos.
Mas confesso que é bem gostoso!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijinhos