quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia mundial da FOTOGRAFIA

Olá clicadores e olhadores de fotos!

Hoje é o dia mundial da fotografia!!! Desde cedo estou tentando pensar em que rumo tomar pra esse post, mas tá difícil. Fotografia é algo de que falo tanto, quase que 24 horas por dia (coitado de quem convive comigo!), mas quando parei pra pensar em escrever algo no dia de hoje, confesso que fiquei bloqueada.
Existem tantos mestres da fotografia... E eu engatinhando ainda, que propriedade tenho pra dizer algo? Esse foi o primeiro pensamento. Mas depois o sentimento falou mais alto. Fotografia é minha paixão! É o que me faz querer ter tempo livre (depois da minha filha, é claro!). Então por que eu não teria legitimidade (de acordo com meu primeiro pensamento)?
Tenho lido muitos blogs bacanas de fotógrafos profissionais e amadores. Depois, em posts futuros, os mencionarei com a devida atenção. E neles tenho visto muitas discussões e ideias interessantes a respeito do que é importante para fazermos uma boa foto. Há quem acredite que é necessário equipamento de milhares e milhares de reais, de última geração, esquema de iluminação, estúdio completo, tripé etc etc etc. Era a ideia que eu tinha quando fiz um curso de fotografia. Aí eu me pergunto... mas o que é uma boa foto? E pra começar a refletir sobre o assunto (longe de mim querer responder), vem outro questionamento... Qual a finalidade de uma foto?
Pra mim, a fotografia é um registro de um momento que passou e não volta mais. Fotografia conta história, traz sentimento, recordação. Pega aquele momento e põe no papel. É... eu prefiro as fotos impressas!!! Quem é que não viaja no tempo vendo um álbum de fotografias antigas de família?
Então, partindo disso, será que boa foto é só aquela tecnicamente correta (com histograma perfeito, exposição, iso, balanço de branco corretos, enquadramento seguindo a regra dos terços, composição inovadora etc), feita com equipamentos caríssimos? Por favor, não me entendam mal... Não estou falando que equipamento não é importante. É sim e temos que usar a tecnologia a nosso favor! Mas acredito que uma câmera boa não funcione sozinha. Acredito que a essência da foto é o olhar, a sensibilidade do fotógrafo.
Bem gente, esse assunto dá muito pano pra manga. Ainda tem muita coisa a ser considerada. Essa é minha humilde opinião... ideias de quem busca simplicidade e sentimento. E de quem ainda tem muito o que evoluir na arte da fotografia! Só caraminholas...
Já que a ideia é simplicidade, vou postar uma foto do jeito que saiu da câmera, sem edição (somente moldura e assinatura). Eu estava na casa de meu pai e quando olhei o pôr-do-sol pela janela não resisti... A foto foi com grade e tudo! rsrsrs
Está aí a explicação das manchas pretas verticais!


E vocês, o que tem pra falar sobre fotografia?

Beijos

2 comentários:

Foto Álbum Exclusivo disse...

Ana Paula,

As grades trouxeram um charme à foto! Sem edição?? Muito bom!!!

Creio que só a camera não faz o fotógrafo... Um eqpto melhor na mão de quem 'sabe' é que faz a diferença...

Abraços!

Lau Milesi disse...

Ana, desculpe não ter vindo antes. Andei a mil, "multiativa".rsrs
Parabéns atrasados, mas com o coração e admiração pelo seu trabalho.
Um beijo