segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ensaio 15 anos - Gabriela

E aí gente... como foi o final de semana + feriado? O que fizeram de bom?
Eu aproveitei o tempo pra adiantar a edição de fotos. Ainda tenho outros trabalhinhos pendentes, mas até que enfim consegui finalizar a edição das fotos do ensaio de Gabriela.
Essas fotos eu queria tratar com calma. Foi um ensaio que adorei fazer por várias razões. Uma delas que Gabi é uma menina muito especial pra mim.
Vi a pequena baiana nascer. Quando bebê, chorava um bocado à noite. Eu e minha prima, irmã de Gabi, revezávamos os cuidados com ela durante a tarde para que sua mãe pudesse dormir um pouco. A bebê chorona foi crescendo e fazendo um monte de gracinhas. Foi uma das meninas mais engraçadinhas que já vi em minha vida. Cheia de gaiatices. E agora cresceu mais um pouco e já vai fazer 15 anos. O botãozinho está desabrochando, virando mulher. E cada dia mais linda!
E foi justamente no dia das crianças que o ensaio aconteceu. Fotos de alguém que se despede da infância. Se despede já com saudades dos bons tempos. Inspirada nesses fatores, nessa busca à infância que está indo embora, mas querendo ressaltar o momento adolescente, propus poses da criança, brincando de balanço ou pulando corda, à mulher que está surgindo. Espero que gostem! Difícil foi escolher as fotos pra colocar aqui...
Ah, sim... ia esquecendo. Minha querida amiga (virtual, por enquanto) Josie Cunha, fotógrafa talentosíssima e conterrânea da minha modelo Gabriela, pediu que eu colocasse alguns detalhes da produção desse ensaio. Bem... muita coisa foi improvisada! As fotos para o convite da festa, vide post, foram feitas ao ar livre com um lençol branco como fundo (temos que ter criatividade!! rs). A luz era a mais poderosa e mais acessível, a luz solar. E só!!! Pelos comentários do post, a galera gostou. Acho que consegui um bom resultado com simplicidade.
As outras fotos foram feitas também com luz natural. Em muitas delas usamos um rebatedor prata improvisado (aqueles negócios de colocar em painel de carro, que não sei o nome e não consegui inventar nada que prestasse), como vocês podem ver nas fotos do making of. O rebatedor dá um resultado muito bom na iluminação do rosto, diminuindo sombras. No primeiro dia de ensaio, fizemos as fotos no final da tarde. No dia seguinte, fizemos de manhã, o que foi bem mais difícil pois o sol só ia ficando mais forte e desagradável pra todos nós. Maquiagem derrete, modelo cansa, fotógrafa e assistentes idem. Mas acho que o resultado foi compensador. Chega de conversa e vamos ao que interessa... às fotos!


 
 
 
 
 
 
 

Olhem só a luz maravilhosa que nos banhava no final da tarde...


 
 
 
 
 

Essa mocinha é tão animada que encarou até uma ducha fria, de vestido e tudo! Ô coragem!!!


 
 

Quem diria que um curral seria um bom cenário? rs


 
Na foto abaixo, ela estava sentada dentro do cocho das vacas. Pena que Cássia não estava nesse dia pra registrar o making of.


 
 
 

Fazendo uma coisa que ela e acho que 90% dos adolescentes adoram: auto retrato.


 
 
 

Sorriso lindo, né?
Gabi, minha linda, amei fazer essas fotos! Espero que tenha gostado do resultado. Foi minha primeira experiência com adolescente e posso dizer que adorei.
Agradeço a todos que me ajudaram na produção. Vocês foram fundamentais! Tati e Ângela, conto com vocês nos próximos ensaios, hein... rs

________________________________
Ficha Técnica
Modelo: Gabriela Ribeiro
Cabelo e maquiagem: Ângela Martins
Assistentes: Ângela Martins (seguradora de rebatedor)
                  Fátima Batista, Graça Batista, Anderson Collato (seguradores de lençol)
                  Luciana Batista e Cássia Spínola (seguradoras dos cachorros)
Fotos do making of: Cássia Batista
Locação: Sítio Velho Zuza
________________________________

Beijos!!!

15 comentários:

Ana Karina disse...

Ana!
Adorei as fotos dela!
Ela é linda né?
E vc, ótima; consegue fazer umas fotos show de bola.

bjinhos!

Unknown disse...

Oi Ana!
Adorei as fotos deste ensaio, muito legal mesmo!
Parabéns!!!!
bjs

Unknown disse...

Oi Popi!
Nossa, adorei as fotos e o que você escreveu.Sempre me diziam que eu era a que mais chorava, hahaha.
Estamos de parabéns neh!? =)
Muito obrigada por tudo mesmo viu?! adorei! Um Beijão ;*

LuMenezes disse...

Ana... perfeitas as fotos.. que luz, heim? Adorei a criatividade para improvisar o fundo e o rebatedor... parabéns!!!! Acho que vou adotar práticas como estas nas minhas sessões também... kakaka Ah, e vi o crachá (scrap) que vc fez, ficou ótimo!!!!
Beijos!!!!

Mair Lopes disse...

Oi Ana,
super leve as fotos, quinze anos é uma idade mágica e vc conseguiu retratar muito bem a transição de menina e mulher.
Beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi querida!
Passa lá no blog, tem selinho para você!
beijosssssss

Tatiane Fridres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiane Fridres disse...

Oiii , Obrigada por passar no meu blog. O texto foi tirado do site da Ana Maria Braga, ela usa bastante os pensamentos daquela autora que particularmente gosto muito!
tb adorei suas fotos, eseja bem vinda, a fotografia é algo apaixonante!! estou lhe seguindo para saber novidades suas sempre que puder!!
sucesso tudo de bom!!
bjoo

Unknown disse...

Popi, parabéns pelas fotos! Ficaram lindas...luz natural, muito verde...como vc gosta! E realmente tudo isso resultou num belíssimo trabalho!
Gabi também está de parabéns... aos poucos foi se soltando e no fim até encarou uma ducha gelada... Adorei!!
Nos meus 15 anos vou querer um igual..rs!
Beijos e parabéns!

Beta Bernardo disse...

Ana, que fotos liiiindas!!!!
Adorei a sessão! A luz tava perfeita, valeu a pena todos os seguradores! srsrsrs
Agora, lembro que vc falou do tamanho e resolução das fotos no blog... eu acho ótima!! tanto o tamanho quanto a resolução! Irretocáveis!
Depois me reenvia um email com as coisas que fiquei sem responder, precisamos retomar nosso papo! rsrssr
Parabéns pelo lindo trabalho!
Bjks, Beta

josie disse...

adorei! muito criativas, ana! tb gostei da arte do improviso com o rebatedor.
a modelo linda e ângela? conheço demais! amiga de sarinha (q também é minha amiga):)
mil beijinhos.

Ana Paula Batista disse...

Olá queridas leitoras!!! Que bom ver cada um dos comentários que vcs carinhosamente deixaram por aqui. Fico feliz em ver que meu trabalho agradou. Eu particularmente adorei esse ensaio. É engraçado como nos apegamos a nossas imagens, né? kkkk
Acho que diante da importância que essas fotos tiveram pra mim que demorei a fazer o tratamento. Queria fazer a edição com calma.
Acho que apesar de ter consciência das minhas limitações com relação a equipamento, eu quis provar pra mim mesma que dava pra eu fazer algo bonito com simplicidade, sem ter toda uma estrutura de estúdio, refletores, difusores, rebatedores de verdade etc e tal. E a partir disso querer aprender mais e mais!
Fiquei feliz mesmo com os comentários de vcs. Tentarei respondê-las individualmente, ok?
Beijos e mais beijos!

Unknown disse...

Geeeeente que coisa mais linda essas fotos, você ta de parabéns e você minha amiga, ta mais linda do que nuuuunca *-*, amei, amei, amei :)

Jean H. Wichinoski disse...

Lindas fotos ....
Quero tirar belas fotos quando crescer... (hehe)
Abraços