quinta-feira, 18 de março de 2010

Luisa, a estrela que adora um click!


Já deu pra vocês perceberem o tanto que gosto de fotografar crianças? Pois a partir de agora isso vai ficar ainda mais evidente por aqui. Falemos disso depois!
A protagonista de hoje é uma menininha de Goiânia que veio passear em Brasília e que adora ser fotografada. Prato cheio pra qualquer fotógrafo, né? Sim, mas com algumas observações. 
É de grande importância observarmos bem a criança e sentirmos um pouco a sua personalidade quando vamos fotografá-la. Estou deixando minha formação em psicologia aflorar... sim, talvez. Juro que não vou começar com papo de psicóloga, me aprofundando nisso agora (vai ficar pra outro post, com certeza). Mas acho interessante compartilhar com vocês a experiência que foi fotografar Luisa.
Quando percebi o tanto que ela gostava de uma foto, achei que seria fácil. Mas não foi tão fácil assim, não. A criança que gosta de ser fotografada pode tender a fazer poses e mais poses o tempo todo. Desafio é conseguir expressões mais naturais e espontâneas e o melhor momento pra isso é exatamente entre uma pose e outra, evitando aquele sorriso forçado. Crianças com essa característica exigem de nós muita atenção, justamente pra tentar capturar momentos mais descontraídos. Por outro lado, são crianças que facilmente se ligam a nós, o que pode ser muito positivo se soubermos envolvê-las.
Até hoje, a maior parte dos pequenos que fotografei logo se acostumava com minha presença e me esquecia, se deixando levar por uma brincadeira, me facilitando as fotos espontâneas. Fotografar Luisa, sem sombra de dúvida, me possibilitou um crescimento, uma experiência nova e eu adorei! Acho que um fotógrafo de crianças - em outro post abordaremos esse meu fascínio - tem que saber lidar com as diferentes personalidades de seus modelos para conseguir extrair belas imagens. Estou longe de fazer isso com desenvoltura, mas a cada pequenino vou tentando aprender novas lições. As crianças não fazem a menor ideia do tanto que aprendemos com elas! E não é só em fotografia não.
Vamos às fotos! Aqui vocês verão poses, caras e bocas e momentos em que por um deslize dela eu conseguia momentos mais naturais.



Luisinha e família, espero que gostem dessa pequena amostra das fotos daquela sessão. Adorei mais essa experiência!

6 comentários:

Beta Bernardo disse...

Lindooooo!!!
Vem pra cá looogo! rsrssr
Bjks

Anônimo disse...

Olá,
Passeando pela net encontei você e já estou te seguindo.
Até coloquei um link seu no meu blog
Adorei o ensaio com essa modelo linda
Bjos
Yoyo

Ana Karina disse...

Ana! Que linda essa menina!
Mas ela tem uma cara de sapeca... hehe

Beijos!

Gisela disse...

Oi Amiga
A minha predileta é a última adorei.
Contando os dias para nos encontrarmo em sp.
Bj

Karim Scharf disse...

Que linda!! Super expressiva!!! Beijos

Unknown disse...

Super Linda a minha filha !!!
Mas vc arrasou msmo nas fotos...
Agora vou querer uma continuaçao, adorei todas !!!!!!
Bjs
Saudades